Nossa conversa buscará o reconhecimento do respeito para a construção de relacionamentos edificantes e para isso é fundamental o respeito a si, ao outro, ao ambiente, às autoridades e ao sagrado.
Mas, o que é respeito?
Respeito é um dos valores humanos que fundamentam a vida em sociedade. Segundo a etimologia, “respeito” é oriundo do latim respectus que significa “olhar outra vez”. Assim, algo que merece um segundo olhar é algo digno de respeito. Um “olhar de novo”, olhar de modo atento, de forma a repensar as nossas atitudes.
O respeito mútuo representa uma das formas mais básicas e essenciais para o convívio social. O respeito é um dos valores mais importantes do ser humano e tem grande importância na interação social. Respeitar não significa concordar plenamente com outra pessoa, mas significa não discriminar, ofender ou impedir que uma pessoa realize suas próprias escolhas.
Em casa, na escola, no trânsito, em todos os lugares, as pessoas precisam respeitar-se, ter consideração pelo outro, não agir com indelicadeza ou de forma inconveniente. Não devemos fazer com os outros o que não queremos que façam conosco, isto é um exemplo básico de respeito. Quando nos colocamos no lugar do outro, estamos sendo empáticos e isso nos faz entender a forma que o outro sente, pensa e age.
Devemos também pensar no autorrespeito, que significa valorizar a si mesmo como ser humano e evitar que qualquer coisa possa prejudicar a sua mente e o seu corpo. Isso quer dizer que você dará o seu melhor para fazer o que é correto, mesmo se ninguém estiver olhando.
Precisamos ter respeito ao ambiente também, olhar a maneira como vivemos no mundo, repensar se praticamos atos para cuidar do espaço em que vivemos de maneira adequada.
Também sabemos que devemos respeitar as autoridades, as lideranças. Os pais e professores exercem liderança sobre às crianças, devendo ser respeitados. Os combinados, as regras, as leis devem ser respeitadas para o bom convívio em sociedade.
Os idosos e as pessoas com deficiência devem ser respeitados. Nem todas as pessoas são iguais, mas todas devem ser respeitadas do jeito que são, todas merecem respeito. Quando são feitas brincadeiras com aquilo que incomoda as pessoas, isso deixa de ser brincadeira e passa a ser falta de respeito. Isso chama-se bullying e é uma coisa séria, que deve ser combatido entre as pessoas.
Quando o exercício do respeito for baseado no amor, as pessoas serão respeitadas pelos seres humanos que são, independente da crença, gênero, condição social, etnia ou deficiência.
Vamos exercitar a virtude do respeito, escolhendo respeitar e amar o próximo, sempre!
:: Daniela Zilz – Diretora do Colégio Batista Brasil Porto Alegre