Habilidades para enfrentar os desafios do presente e futuro.

Habilidades para enfrentar os desafios do presente e futuro

BNCC e Programa Bene:)

É importante destacar que foram exigidas na BNCC 16 competências e 43 habilidades socioemocionais, como: lócus de controle, autoconfiança, metacognição, cooperação, tomada de consciência, reflexão crítica, empatia, dentre outros.

Isso se traduz em mais do que o cuidado com os aspectos cognitivos, mas de fato um olhar para o ser humano em sua integralidade.

O que é o Programa Bene:) na Escola?

Trata-se de um Programa de formação Ética e emocional, fundamentado em um trabalho com virtudes morais e em permanente diálogo com as habilidades socioemocionais, para estudantes de Educação básica. Sua metodologia ativa e sociointeracionista, envolve todos aqueles que participam do programa, tanto  educadores, quanto  educandos e seus pais/responsáveis.

Como se constrói o Programa Bene:)?

O Projeto de Vida explora três perguntas fundamentais  para sua aplicação.

“O que sou hoje?”

“O que quero ser no futuro?”

“O que fazer para chegar lá?”

A partir dessas três questões, o educando começa a se reconhecer, construir e refletir sobre seu futuro. Alguns, podem pensar que não há resposta certa para nenhuma dessas perguntas, e claro, não é esperado que tudo se desenvolva de imediato.
No entanto, é necessário que o aluno compreenda o caminho que anseia trilhar e o Programa pretende ajudá-lo a enxergar esses propósitos futuros e mensurar alguns objetivos importantes para a sua vida.

Material Didático do Programa Bene:)

Material Didático do Programa Bene:)

O material do Programa Bene:) apresenta fundamentação teórica consistente, de acordo com exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Possui design atraente, com diagramação moderna, linguagem acessível para cada faixa etária, fácil interpretação e cronograma preparado para o ano letivo  – com habilidades e competências já predispostas.
O programa ainda conta com o Bene Digital –  através da plataforma – onde há  vários materiais de suporte –  como banners e fantoches da “Turma do Bene”, personagens próprios que auxiliam os alunos na compreensão dos conflitos e promovem aprendizado socioemocional.

Coordenadores

O Bene constitui um aprendizado em espiral, de Jerome Bruner, projetado sobre o viés do protagonismo estudantil, estabelecido pelas teorias de ensino de Vygotsky. Apresenta-se como CAV (Ciclo de Aprendizagem Vivencial), que visa potencializar a aprendizagem e estimular a autonomia dos educandos.

Além disso, a obra abre ao aluno a construção de novas perspectivas, a partir de elementos culturais, tais como filmes, músicas, trovas, poesias, imagens e obras de arte.

Proporciona o autoconhecimento e autorregulação do estudante a partir das virtudes, o que possibilita melhoria dos relacionamentos interpessoais e avanço na consolidação de seus hábitos positivos e organização pessoal.

Diretores

O Bene capacita e fornece assistência às escolas durante todo o processo de integração do programa de formação ética e socioemocional, além de realizar as avaliações pertinentes e fornecer os relatórios de resultados para as escolas.

Além disso, o Programa Bene Ética e Socioemocional projeta a Escola a outro patamar comercial, uma vez que propõe a mais avançada estrutura de conexão e atendimento às famílias de seus estudantes.

Professores

Através de capacitação docente e constante assistência pedagógica, o professor torna-se peça fundamental de um movimento multiformador (professor-aluno-família), o que potencializa o resultado do trabalho com as virtudes.

Famílias

A proposta de trabalho com as virtudes promove um aprendizado crescente e extensivo, oportunizando à família o reconhecimento das ações morais na prática, através do diálogo aberto com seus filhos.

Inscreva-se em nossa
Newsletter

Contato

contato@institutohexis.org.br

Telefone

(31) 3429-7390


Rua Ponte Nova, 385 – Colégio Batista Belo horizonte/MG

 

Todos os direitos reservados © 2022 Programa Bene:)