Passar o quê? Houve algo que não passou?
De fato, estas palavras são pronunciadas como expressão de desejo e declaração de esperança, algo que não pode ser destruído na existência humana. Precisamos continuar acreditando e insistindo que tudo isso vai passar mas, enquanto passa, somos desafiados a aprender coisas novas – aulas remotas, lives na internet, distanciamento social e outros cuidados diversos – para adaptar-nos a uma nova realidade e nos reinventarmos em um modo diferente de ser, num tempo carregado de incertezas.
Por isso, a palavra de ordem é adaptar-se. De fato, a vida é um “vir a ser” constante, onde o aprendizado é uma necessidade diária, inventando e reinventando meios e modos de enfrentamento, tendo como ponto de partida uma plataforma para que, a partir dela, firmados em nossas crenças, convicções, valores e princípios, decolemos a nave de nossa existência, rumo ao amanhã.
Nesta “viagem”, não estamos sozinhos! Temos a companhia de outros que, como nós, enfrentam as mesmas tensões e expectativas do “novo normal”. Reconhecer que não somos os únicos neste emaranhado de fatos, convoca-nos à solidariedade e, ao mesmo tempo, ao cuidado que precisamos ter, quer no âmbito individual, quer no coletivo.
Por certo, a cada manhã, nos perguntamos diante do espelho “Como será nosso amanhã?” A fé deve ser a força que impulsiona nossa existência, e a esperança o motor que nos tranquiliza internamente. Sim, há uma parte que nos diz respeito e, certamente, se não o fizermos, ninguém o fará por nós.
Por isso, diante do inusitado, resta-nos renovar nossa esperança, firmar nossos pés na Rocha e seguirmos confiantes de que Vai passar! Nossa determinação deve estar investindo em diferentes formas de aprendizado, por meio de um ensino interativo, mesmo que virtual e aproveitando este tempo, já que estamos mais próximos dos nossos ente queridos. Devemos curtir cada momento com a intensidade que ele requer, adaptando-nos a este “novo normal”. Inventando e reinventando uma maneira nova de ser e de agir.
Este é, sem sombra de dúvidas, um tempo em que as mudanças acontecem em uma velocidade que exige uma expertise renovada, com os olhos firmados Naquele que tudo pode, sabendo conduzir a sua vida de forma a não nos deixarmos abater frente a tudo o que está a ocorrer.
As oportunidades aí estão, como estímulos desafiadores que, em um ambiente educacional, nos chamam à caminhada, para conduzirmos os que conosco caminham na direção do aprendizado, sabendo que nada permanecerá como está, se estivermos dispostos à mudança.
Siga em frente, olhe de lado, veja as pessoas… sinta a paisagem, não se prenda aos exemplos negativos, renove suas forças! Descubra maneiras novas de viver a arte da existência, tendo em mente uma certeza: Vai passar!
Wagno Alves Bragança
Psicólogo, Teólogo, autor e pesquisador do PROGRAMA BENE:)