Por Lilian Neves
Pensar em tendências é dedicar atenção às questões de maior relevância para um certo tempo. Ao final de cada ano, por exemplo, percebe-se que há um sentimento de catarse e avaliação pedagógica, período bem oportuno para planejamentos e estratégias que nos solicitarão essa visão futura do que deveremos focar em nossos estudos e ações.
Na educação, àrea dedicada à formação humana, será importante aos gestores e educadores expertise para aplicarem-se adequadamente aos temas:
- Aprendizagem
Se os planos de ação previam maneiras de se ensinar algo, precisam se aperfeiçoar para as melhores práticas de aprendizagem. Essa é uma mudança de foco importante desse tempo: reconhecer no estudante o alvo de toda organização das experiências de aprendizagem.
- Competências Socioemocionais
Continuam em alta relevância a necessidade de efetivas contribuições para a formação da emoção, da cooperação, da Ética e da identificação dos Perfis de personalidade. Esse é um saber transversal aos diversos componentes curriculares, ou seja, é dever de todo educador participar e se envolver nas questões de saúde emocional e fortalecimento de vínculos socioafetivos .
- Projeto de Vida
O privilégio dessa reflexão não está somente para o Ensino Médio, que a tornou obrigatória pela BNCC, mas ocorre bem antes, quando trabalhamos o autoconhecimento, as histórias de família e da comunidade de vivência; a valorização de uma boa autoestima; bem como as aptidões para a realização de projetos por interesse. O Projeto de vida prevê práticas que precisam atingir a educação desde a etapa do Infantil!
- Multiletramento
O conhecimento do Português, como língua pátria, e do Inglês, como língua franca – que nos possibilita interagir globalmente – já são imprescindíveis a uma oferta educativa de qualidade. O crescimento estará em reconhecermos ainda o letramento digital, a valorização das línguas nativas e a linguagem libras, gerando inclusão social.
- Inclusão
Reconhecer a diversidade de aprendizes e suas condições de aprendizagem nos solicita atenção dedicada aos neuroatípicos, seja por transtornos de desenvolvimento seja por suas altas habilidades e superdotação. Para esses estudantes, será preciso refinar a gestão de espaços, acessibilidade, materialidades, atendimentos especializados e flexibilidade curricular. Além, por óbvio, de desenvolver a sensibilidade, respeito e boa interação com todos os envolvidos na comunidade escolar.
- Diversidade Metodológica
Metodologias ativas, que solicitam a participação do aprendiz na experiência de seu processo educativo, precisam ainda se alinhar na interação social, no uso de tecnologias aplicadas, na sociocomunicação e na pesquisa. Habilidades relacionadas ao pensamento crítico, criatividade e empatia serão uma boa contribuição e oportunidades de aprendizagem a partir da diversidade de estratégias pedagógicas e autorientadas.
- Inteligência Artificial
Mais um tópico das tecnologias aportadas à Educação, que nos desafia na produção de textos e trabalhos, como a inteligência artificial em sua forma generativa. Vale reconhecer sua contribuição em resultados sistêmicos de pesquisa sobre um assunto, mas pode também ser vista por seu contributo na habilidade de formulação de perguntas. A metodologia de projetos pode se beneficiar dessa filosofia, e a redação em língua portuguesa precisará detectar possíveis fraudes na elaboração dos textos.
Ainda permanecem os tópicos de gestão do currículo e das aprendizagens, avaliações qualificadas em feedback formativo, clima escolar, valorização docente, gestão eficaz de recursos materiais e financeiros, comunicação e tantos outros.
Que tenhamos um ano de bons avanços na Educação!