Como é bom perceber nos estudantes do Colégio Batista Mineiro os frutos da qualidade de ensino! Pelo menos este é o sentimento de alguns pais que têm compartilhado depoimentos sobre as práticas de ensino do Colégio Batista Mineiro. Baseado no programa Bene 🙂 Formação Ética e Socioemocional, oferecido pelo Instituto Hexis, a equipe pedagógica do Colégio Batista Mineiro aplica um trabalho com virtudes morais em permanente diálogo com as habilidades socioemocionais, preparado para estudantes da educação básica.
Um dos pressupostos do Bene:) é propor que a escola deve contribuir para uma formação integral, nas dimensões cognitiva, socioemocional, corporal e ética da existência, na relação com o outro e com Deus, que expressa a busca pela autotranscendência. Na primeira etapa de ensino, no 1º período da Educação Infantil, o tema aplicado aos estudantes foi a virtude da iniciativa, cujo objetivo é desenvolver suas potencialidades e a prática do “saber em ação” adequado à sua faixa etária.
Denise Mello, mãe da pequena Duda, de 4 anos, relatou a experiência da estudante em casa: “Tenho visto o quanto esse trabalho que vocês têm feito sobre ‘iniciativa’ tem rendido aqui em casa. Ontem à noite, Duda me chamou no quarto para eu ver uma coisa que ela tinha feito. Cheguei lá, minha cama estava prontinha para dormir. Ela tinha tirado a colcha, colocado uma coberta, igualzinho fazemos, e, toda feliz, me disse: ‘Isso foi uma iniciativa’. Ah, que coisa fofa! Muito legal estar colhendo os frutos que ela tem aprendido aí”. Segundo Niliane Maciel, coordenadora do berçário, maternal e 1º período da Unidade Floresta, as crianças têm se apropriado do aprendizado e realizado a prática do ensino em casa. “Tivemos vários relatos das famílias sobre o tema e gostamos muito de ouvir e ler esses depoimentos”, diz.
Os estudantes do 4º ano das Séries Iniciais também realizaram atividades sugeridas pelo Bene:). Durante a aula de Educação Física, os estudantes participaram de um circuito que passava por quatro estações diferentes: corrida com e sem pesinhos, atividades com bolas pesadas e bolas no tamanho normal. Dessa forma, cada um pôde perceber seus limites e potencialidades, concluindo que, com treinamento e diligência, os resultados poderão ser cada vez melhores. Para a coordenadora do 4º ano, Mônica Dias, trabalhar com as habilidades relacionadas ao socioemocional facilita a solução dos conflitos surgidos no dia a dia. “Ajudamos os alunos a conviver e lidar com os seus pares, aprimorando assim a qualidade do ensino e oferecendo uma aprendizagem integral”, diz.