Inscreva-se em nossa
Newsletter

Autocuidado com Telas para o Desenvolvimento Socioemocional 

O uso de dispositivos digitais é inevitável no mundo moderno, mas o uso excessivo pode prejudicar o desenvolvimento socioemocional dos jovens. Por isso, para promover um uso equilibrado e saudável da tecnologia, é essencial focar em práticas de autocuidado e na educação sobre o uso consciente das telas. Aqui estão algumas virtudes, habilidades e competências do Programa Bene:) que podem ajudar nesse processo. 

Virtudes Regulares para a Utilização das Telas 

Temperança / Domínio Próprio 

  • Descrição: A temperança é a virtude de exercer o autocontrole e a moderação. No contexto do uso de telas, ela ajuda os jovens a limitarem o tempo gasto em dispositivos digitais e a evitarem a dependência tecnológica. 
  • Aplicação: Ensinar os estudantes a reconhecerem os sinais de uso excessivo de telas e a praticarem pausas regulares. 

Prudência 

  • Descrição: A prudência envolve tomar decisões sensatas e considerar as consequências antes de agir. Aplicada ao uso de tecnologia, essa virtude incentiva os jovens a pensarem criticamente sobre como e quando usar dispositivos digitais. 
  • Aplicação: Orientar os estudantes a estabelecerem horários específicos para o uso de telas, priorizando atividades educacionais e sociais offline. 

Discernimento 

  • Descrição: Discernimento é a capacidade de julgar corretamente e fazer escolhas acertadas. Por exemplo, no uso de telas, essa virtude ajuda os jovens a distinguirem entre conteúdos benéficos e prejudiciais. 
  • Aplicação: Ensinar os estudantes a selecionar conteúdos educativos e positivos, evitando aqueles que possam causar danos emocionais ou psicológicos. 

Habilidades para Promover o Autocuidado com Telas 

Metacognição 

  • Descrição: Conhecer como se pensa e aprende, bem como reconhecer as próprias competências. 
  • Aplicação: Ajudar os estudantes a refletirem sobre seus hábitos de uso de telas e a identificarem padrões que possam precisar de ajustes. 

Orientação por Metas 

  • Descrição: Planejar, organizar e orientar-se ao alcance de metas. 
  • Aplicação: Incentivar os estudantes a definirem objetivos específicos para o uso de telas, como limites de tempo diários e metas para atividades offline. 

Ponderação 

  • Descrição: Considerar causas e consequências, ações e reações, e controlar impulsos para resolver problemas. 
  • Aplicação: Ensinar os estudantes a ponderarem antes de utilizar a tecnologia, avaliando se a atividade é produtiva ou simplesmente uma distração. 

Autoconfiança 

  • Descrição: Desenvolver uma postura positiva em relação às próprias capacidades e desempenho. 
  • Aplicação: Fortalecer a autoconfiança dos estudantes para que possam se afastar das telas quando necessário, sem medo de perder algo importante. 

Competências para o Autocuidado com Telas 

Autoconhecimento – Conhecendo a mim mesmo 

  • Descrição: Compreender e apreciar suas próprias emoções, pensamentos e valores. 
  • Aplicação: Promover o autoconhecimento para que os estudantes entendam como o uso excessivo de telas pode afetar suas emoções e bem-estar. 

Autocontrole – Busco manter as minhas emoções equilibradas 

  • Descrição: Manter as emoções equilibradas. 
  • Aplicação: Ensinar técnicas de autocontrole que ajudem os estudantes a gerenciar o tempo de tela de maneira equilibrada, sem permitir que afete negativamente suas emoções. 

Conclusão 

Portanto, promover o autocuidado com telas é essencial para o desenvolvimento socioemocional saudável dos jovens. Utilizando as virtudes de temperança, prudência e discernimento, junto com habilidades como metacognição, orientação por metas, ponderação e autoconfiança, e competências como autoconhecimento e autocontrole, o Programa Bene:) pode ajudar os estudantes a equilibrar o uso da tecnologia com suas necessidades emocionais e sociais. Assim, essas práticas garantirão que eles aproveitem os benefícios das tecnologias digitais sem comprometer seu bem-estar. 

Inscreva-se em nossa
Newsletter

Redes sociais

Youtube
Facebook
Istagram
Whatsapp

Contato

contato@institutohexis.org.br

Telefone

(31) 3429-7390


Rua Ponte Nova, 385 – Colégio Batista Belo horizonte/MG

 

Todos os direitos reservados © 2022 Programa Bene:)