Inscreva-se em nossa
Newsletter

Atividade de Sala de Aula: Tomada de Perspectiva Social

Objetivos de Aprendizagem:

  • Compreender as diferentes perspectivas dos colegas.
  • Desenvolver empatia e habilidades de comunicação.
  • Praticar a habilidade de ver situações do ponto de vista de outra pessoa.

Público-Alvo: Estudantes do Ensino Fundamental Séries Iniciais (3º ao 5º ano).

Materiais Necessários: 

  • Cartões de situação (anexos abaixo)
  • Papéis e canetas
  • Quadro branco e marcadores

Duração: 60 minutos

Instruções da Atividade

Introdução (10 minutos)

1. Aquecimento: Comece a aula perguntando aos estudantes se alguma vez já sentiram que alguém não entendeu o que eles estavam sentindo. Permita que alguns compartilhem suas experiências.

2. Explique o Objetivo: Diga aos estudantes que hoje vão aprender a ver as coisas do ponto de vista dos outros. Explique que isso se chama “tomada de perspectiva social” e é uma habilidade importante para entender e se conectar com os outros.

Desenvolvimento (40 minutos)

Passo 1: Leitura dos Cartões de Situação (15 minutos)

1. Divida os estudantes em pequenos grupos de 3 a 4 alunos.

2. Distribua um cartão de situação para cada grupo.

3. Peça a cada grupo que leia a situação e discuta como cada pessoa envolvida pode estar se sentindo e pensando.

Cartões de Situação

1. Situação 1: João estava animado para mostrar seu novo brinquedo na escola, mas quando chegou, ninguém parecia interessado.

2. Situação: Ana ficou triste quando sua melhor amiga não a convidou para a festa de aniversário.

3. Situação 3: Pedro viu um colega sendo zombado por outros alunos e não soube o que fazer.

4. Situação 4: Maria trouxe um lanche especial, mas seus amigos disseram que parecia estranho e não quiseram provar.

Passo 2: Discussão em Grupo (15 minutos)

1. Cada grupo deve escolher um porta-voz para compartilhar as diferentes perspectivas discutidas.

2. Peça a cada porta-voz que compartilhe com a turma as perspectivas de cada pessoa na situação.

Passo 3: Atividade de Escrita (10 minutos)

1. Peça aos estudantes que escolham uma das situações e escrevam um pequeno parágrafo sobre como se sentiriam se estivessem na posição de cada pessoa envolvida.

2. Incentive-os a usar frases como “Eu me sentiria…” e “Eu pensaria…”.

Conclusão (10 minutos)

1. Reflexão em Grupo: Reúna a turma e peça que alguns estudantes voluntários leiam seus parágrafos.

2. Discussão Final: Pergunte aos estudantes como eles acham que a tomada de perspectiva social pode ajudar a melhorar os relacionamentos com os colegas e a resolver conflitos.

3. Encerramento: Reforce a importância de tentar entender os sentimentos e pensamentos dos outros e como isso pode fazer a diferença no modo como interagimos com as pessoas ao nosso redor.

Avaliação

Participação: Observe a participação dos estudantes durante as discussões em grupo e a atividade de escrita.

Compreensão: Avalie os parágrafos escritos para verificar se os estudantes foram capazes de identificar e expressar as diferentes perspectivas de forma adequada.

Extensão da Atividade

  • Diário de Perspectivas: Peça aos estudantes que mantenham um diário onde possam registrar situações em que praticaram a tomada de perspectiva social durante a semana.
  • Jogos de Papel: Organize encenações onde os estudantes podem representar diferentes situações e praticar a tomada de perspectiva de forma mais dinâmica.

Essa atividade não só desenvolve a habilidade de tomada de perspectiva social, mas também promove um ambiente de sala de aula mais compreensivo e empático, preparando os alunos para interações sociais mais saudáveis e eficazes.

Inscreva-se em nossa
Newsletter

Redes sociais

Youtube
Facebook
Istagram
Whatsapp

Contato

contato@institutohexis.org.br

Telefone

(31) 3429-7390


Rua Ponte Nova, 385 – Colégio Batista Belo horizonte/MG

 

Todos os direitos reservados © 2022 Programa Bene:)