Objetivos de Aprendizagem:
- Compreender as diferentes perspectivas dos colegas.
- Desenvolver empatia e habilidades de comunicação.
- Praticar a habilidade de ver situações do ponto de vista de outra pessoa.
Público-Alvo: Estudantes do Ensino Fundamental Séries Iniciais (3º ao 5º ano).
Materiais Necessários:
- Cartões de situação (anexos abaixo)
- Papéis e canetas
- Quadro branco e marcadores
Duração: 60 minutos
Instruções da Atividade
Introdução (10 minutos)
1. Aquecimento: Comece a aula perguntando aos estudantes se alguma vez já sentiram que alguém não entendeu o que eles estavam sentindo. Permita que alguns compartilhem suas experiências.
2. Explique o Objetivo: Diga aos estudantes que hoje vão aprender a ver as coisas do ponto de vista dos outros. Explique que isso se chama “tomada de perspectiva social” e é uma habilidade importante para entender e se conectar com os outros.
Desenvolvimento (40 minutos)
Passo 1: Leitura dos Cartões de Situação (15 minutos)
1. Divida os estudantes em pequenos grupos de 3 a 4 alunos.
2. Distribua um cartão de situação para cada grupo.
3. Peça a cada grupo que leia a situação e discuta como cada pessoa envolvida pode estar se sentindo e pensando.
Cartões de Situação
1. Situação 1: João estava animado para mostrar seu novo brinquedo na escola, mas quando chegou, ninguém parecia interessado.
2. Situação: Ana ficou triste quando sua melhor amiga não a convidou para a festa de aniversário.
3. Situação 3: Pedro viu um colega sendo zombado por outros alunos e não soube o que fazer.
4. Situação 4: Maria trouxe um lanche especial, mas seus amigos disseram que parecia estranho e não quiseram provar.
Passo 2: Discussão em Grupo (15 minutos)
1. Cada grupo deve escolher um porta-voz para compartilhar as diferentes perspectivas discutidas.
2. Peça a cada porta-voz que compartilhe com a turma as perspectivas de cada pessoa na situação.
Passo 3: Atividade de Escrita (10 minutos)
1. Peça aos estudantes que escolham uma das situações e escrevam um pequeno parágrafo sobre como se sentiriam se estivessem na posição de cada pessoa envolvida.
2. Incentive-os a usar frases como “Eu me sentiria…” e “Eu pensaria…”.
Conclusão (10 minutos)
1. Reflexão em Grupo: Reúna a turma e peça que alguns estudantes voluntários leiam seus parágrafos.
2. Discussão Final: Pergunte aos estudantes como eles acham que a tomada de perspectiva social pode ajudar a melhorar os relacionamentos com os colegas e a resolver conflitos.
3. Encerramento: Reforce a importância de tentar entender os sentimentos e pensamentos dos outros e como isso pode fazer a diferença no modo como interagimos com as pessoas ao nosso redor.
Avaliação
Participação: Observe a participação dos estudantes durante as discussões em grupo e a atividade de escrita.
Compreensão: Avalie os parágrafos escritos para verificar se os estudantes foram capazes de identificar e expressar as diferentes perspectivas de forma adequada.
Extensão da Atividade
- Diário de Perspectivas: Peça aos estudantes que mantenham um diário onde possam registrar situações em que praticaram a tomada de perspectiva social durante a semana.
- Jogos de Papel: Organize encenações onde os estudantes podem representar diferentes situações e praticar a tomada de perspectiva de forma mais dinâmica.
Essa atividade não só desenvolve a habilidade de tomada de perspectiva social, mas também promove um ambiente de sala de aula mais compreensivo e empático, preparando os alunos para interações sociais mais saudáveis e eficazes.