Inscreva-se em nossa
Newsletter

Aprendizagem de Valores na Formação Socioemocional de Adolescentes no Contexto do Programa BENE:)

A aprendizagem de valores na formação socioemocional é crucial para o desenvolvimento integral dos adolescentes, ajudando-os a vivenciar os desafios escolares e pessoais. O programa BENE:) de Formação Ética e Socioemocional incorpora essas práticas em seu currículo, promovendo um ambiente de aprendizado equilibrado e saudável.

Impactos da Educação Socioemocional no Desempenho Acadêmico e Comportamental

Pesquisas indicam que a implementação de programas de educação socioemocional melhora significativamente o desempenho acadêmico. Estudantes que participam desses programas geralmente mostram uma melhora nas notas, bem como no comportamento social e atitudes em relação à escola. Um estudo metaanalítico envolvendo mais de 500.000 estudantes revelou que programas de educação socioemocional resultam em melhoras nas habilidades sociais, atitudes, comportamentos e desempenho acadêmico, além de redução em comportamentos problemáticos como bullying e estresse.

No programa BENE:), a formação socioemocional é integrada com o desenvolvimento de virtudes morais, ajudando os estudantes a internalizar princípios éticos e melhorar suas interações sociais.

Desenvolvimento de Competências Socioemocionais

A educação socioemocional é eficaz em desenvolver cinco principais competências: autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisões responsáveis. Estas competências ajudam os adolescentes a lidar melhor com suas emoções, estabelecer e manter relacionamentos positivos, e tomar decisões éticas e responsáveis.

No contexto do BENE:), essas competências são trabalhadas através de atividades práticas e reflexivas que promovem o autoconhecimento e a empatia. O programa enfatiza a importância de habilidades como cooperação e responsabilidade, que são fundamentais para o desenvolvimento integral dos estudantes.

Estrutura do Nosso Programa

Para ser eficaz, a educação socioemocional deve ser integrada tanto no currículo formal quanto nas práticas diárias da escola. Isso pode incluir lições explícitas sobre habilidades socioemocionais, bem como oportunidades para os estudantes praticarem essas habilidades em contextos reais. Além disso, o suporte pedagógico é crucial para reforçar e suplementar a instrução baseada em sala de aula.

O BENE:) utiliza uma abordagem interdisciplinar, integrando a educação socioemocional em várias áreas do conhecimento e promovendo a reflexão e ação ética. A estrutura do programa inclui atividades que incentivam os estudantes a aplicar as virtudes e habilidades aprendidas em situações do cotidiano, proporcionando um aprendizado significativo e duradouro.

Papel dos Educadores e da Comunidade Escolar

Os educadores desempenham um papel vital na promoção da educação socioemocional ao compartilhar comportamentos positivos e criar um ambiente de sala de aula que encoraje a voz, autonomia e experiências de domínio dos alunos. Políticas escolares que promovem um clima escolar seguro e positivo são fundamentais para o sucesso da educação socioemocional. Atividades que constroem um senso de comunidade e relações positivas entre os estudantes também são importantes.

No BENE:), os educadores são capacitados para integrar a educação socioemocional em suas práticas diárias, utilizando metodologias ativas e interativas que envolvem os estudantes de forma significativa. A comunidade escolar, incluindo familiares, também é engajada através de eventos e atividades que reforçam a importância das virtudes e competências socioemocionais.

Conclusão

A integração da aprendizagem de valores na formação socioemocional é essencial para o desenvolvimento holístico dos adolescentes. Nosso programa não só melhora o desempenho acadêmico, mas também promovem comportamentos sociais positivos, redução do estresse e um clima escolar mais seguro e respeitoso. Educadores e escolas que adotam essas práticas contribuem significativamente para o bem-estar e sucesso futuro dos seus estudantes.

Referências

– Durlak, J.A., et al. “The Impact of Enhancing Students’ Social and Emotional Learning: A Meta-Analysis of School-Based Universal Interventions.” Child Development, 2011.

– Oberle, E., et al. “Positive Development of Youth: Comprehensive Findings from the Field.” Frontiers in Psychology, 2016.

– Jones, S. M., & Bouffard, S. M. “Social and Emotional Learning in Schools: From Programs to Strategies.” Social Policy Report, 2012.

– “Fronteiras | Competências socioemocionais e desempenho escolar na adolescência: qual o papel do ajustamento escolar?” Frontiers in Psychology. Disponível em: https://www.frontiersin.org

– “Por que o aprendizado social e emocional é essencial para os alunos.” Edutopia. Disponível em: https://www.edutopia.org

– Manual do Educador. Bene – Capacitação Educadores 2020

Inscreva-se em nossa
Newsletter

Redes sociais

Youtube
Facebook
Istagram
Whatsapp

Contato

contato@institutohexis.org.br

Telefone

(31) 3429-7390


Rua Ponte Nova, 385 – Colégio Batista Belo horizonte/MG

 

Todos os direitos reservados © 2022 Programa Bene:)