24
abr

11 Dicas para interagir bem com suas aulas online

Aulas online, fóruns, agendas digitais, plataformas mil. Como saber interagir em tantos ambientes tecnológicos, de maneira colaborativa e respeitosa? Preste atenção nessas dicas:

 

1) Turnos da Fala – essa dica aprendemos com a Língua Portuguesa e com uma cultura de gentileza: quando um fala, o outro escuta. Aguarde a oportunidade certa para fazer sua contribuição.

2) Eu penso – iniciar sua fala com “eu penso” é sempre melhor do que dizer “eu acho”, afinal, o que está sendo dito ou compartilhado pode, em muito, ser enriquecido com suas percepções e lógicas de pensamento;

3) Ruídos – Vale lembrar que um ambiente com barulhos atrapalha a atenção e dificulta a concentração. Portanto, deixe sempre seu microfone desligado enquanto o professor ou um colega está falando. Assim, todos garantem esse espaço virtual adequado à aprendizagem de todos. Vale também fechar uma janela em que se ouve um trânsito intenso, encostar uma porta e também alimentar bem seu cachorro para evitar que ele venha a latir em tempo inoportuno.

4) Silêncio extremo – ninguém, online, gosta também de um silêncio extremo, daqueles que parece que até ecoa de solidão. De vez em quando (e quando for oportuno, claro!), faça considerações relevantes.

5) Evite brincadeiras – Nesses espaços, se for para a formalidade de uma aula ou reunião, por exemplo, evite brincadeiras que sejam inadequadas. Vale a discrição!

6) Estude o assunto antes – Claro que para se organizar a uma aula, quanto mais você estiver em dia com seus estudos, melhor será a qualidade da conversa e a oportunidade de você poder tirar alguma dúvida será melhor aproveitada.

7) Fóruns e Chats – Preste atenção como escreve nesses fóruns, hein?! Atente para um português correto, não faça zoação nem escreva muito. Esse é um espaço de trocas rápidas.

8) Baixar arquivos – Veja quais arquivos você precisa mesmo baixar de uma plataforma e, à medida que faça isso, já separe uma pasta digital (ou física, se for imprimir) para organizá-los. A organização é uma grande parceira da aprendizagem!

9) Checklist – Acompanhe o cumprimento de seu Plano de Estudos com um checklist. Isso pode ser vital, diante de muitas atividades previstas.

10) Vídeos – assista aos vídeos indicados por seu professor por links ou plataformas. Isso pode lhe ajudar a desenvolver o raciocínio, mas, saiba, que vale também pesquisar por iniciativa própria, quando a dúvida persistir!

11) Leitura de conteúdos – Ao fazer os exercícios, não adianta ficar lendo os textos como um jogo de caça-palavras, buscando as palavras-chave que a pergunta lhe fez. Deixe de preguiça e leia o texto todo!

Observe que, desta forma, você tanto aproveitará melhor seus estudos em tempos de atividade remota, quanto respeitará para que todos aprendam nesses espaços virtuais coletivos.

Fique BENE!

…………….

Gostou de nossas dicas?
Compartilhe em suas redes sociais e fique atento em tudo que acontece por aqui.

Por: Lilian Neves – Organizadora do Programa Bene:)

Nossos clientes

Conheça alguns de nossos clientes e parceiros, que decidiram mudar o futuro! Venha fazer parte do mundo Bene:)